domingo, 9 de dezembro de 2007

Premiação da I Gincana do Meio Ambiente de União dos Palmares

Os alunos participantes da I Gincana do Meio Ambiente de União dos Palmares - AL desfrutaram no último dia 07/12 da premiação do evento que foi um Estudo do Meio no Complexo Estuarino Lagunar Mundau Manguaba e uma visita ao Cinturão Verde da Braskem.

Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba - CELMM

A região das lagoas Mundaú e Manguaba em Alagoas abrange um dos sistemas estuarinos mais importantes do país. Contudo, vem sofrendo um processo acelerado de degradação ambiental que está afetando, direta e indiretamente, os habitantes que vivem no seu entorno. Fatores como o crescimento desordenado da área urbana de Maceió, a presença de um pólo cloroquímico e a intensa atividade sucro-alcooleira ao longo de suas bacias hidrográficas são os principais responsáveis pela situação crítica em que se encontra esse ecossistema. Tais pressões causadas pelo homem resultam em uma situação de vulnerabilidade ambiental que necessita ser estudada e monitorada para que seja possível propor mudanças nos quadros existentes hoje, buscando o equilíbrio entre as necessidades humanas e as limitações do ambiente.
Os manguezais também estão presentes na composição deste complexo, sendo considerados como um verdadeiro berçário para inúmeros seres vivos. As plantas que vivem nos manguezais possuem maneiras de controlar a concentração de sal em suas células, as quais procuram expulsar este produto para o exterior. Devido a um aspecto vegetal bastante característico, este ecossistema possui uma grande variedade de animais representados pelos seguintes grupos: anelídeos, moluscos, crustáceos, aracnídeos, insetos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. É no ambiente aquático que ocorre uma abundância de espécies dos grupos representados pelos peixes e crustáceos, decorrente da capacidade que estes têm de suportar as variações de salinidade resultantes da mistura das águas. A relação do homem com o manguezal é muito antiga e geralmente baseia-se na utilização dos recursos nele presentes para obtenção de alimento, remédios, artefatos de pesca e para agricultura, utensílios caseiros e construção de moradias.

Cinturão Verde da Braskem

A Mata Atlântica é a formação vegetal brasileira mais devastada. Originalmente percorria o litoral do país de ponta a ponta, e hoje em dia, encontra-se reduzida a cerca de 7% do que era antes da chegada dos europeus em nossas terras. Logo em seguida ao descobrimento, praticamente toda a vegetação atlântica foi destruída devido à exploração intensiva e desordenada da floresta. O pau-brasil foi o principal alvo de extração e exportação dos exploradores que colonizaram a região e hoje está quase extinto.
Nesse sentido, o Cinturão Verde destina-se à preservação ambiental de áreas no entorno das unidades industriais da Braskem e também se preocupa com a Educação Ambiental, é, portanto, uma iniciativa de proteção da diversidade da fauna e da flora encontrada originalmente na Mata Atlântica do Estado de Alagoas.

De bônus, a garotada deu um pulinho na praia de Cruz das Almas para relaxar e contemplar a beleza do mar de Maceió. Vejam algumas fotos:









Nenhum comentário:

A mais recente edição da revista Ambiente & Educação está no ar e conta com artigo sobre a nossa Sala Verde!

Capa da edição atual da revista Ambiente & Educação. Fonte:  FURG, 2012. Está no ar, desde ontem (25/5/13), a mais recente edição ...